Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2008

A gravidez na adolescência

O tema gravidez na adolescência está mesmo no auge. Não porque estou fazendo trabalho na faculdade sobre o assunto, mas porque há um filme muito interessante no cinema que aborda justamente isto. O filme chama-se Juno e eu gostei muito.

"No auge da adolescência, aos 16 anos, uma jovem ‘fica entediada’ e resolve transar com o melhor amigo da escola, ‘namoradinho’ de ocasião. Mas o que era só diversão se transforma em problema quando ela descobre que está grávida. ‘Juno’ que na mitologia grega significa a mulher de Zeus; no filme, é o nome da personagem principal de Ellen Page, que também é ótima atriz.

O filme recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Filme, Roteiro Original, Atriz (Ellen Page,) e Diretor (Jason Reitman). ‘Juno’ também venceu o último Festival de Cinema de Roma, no fim do ano. Ótima no papel-título, Page segue carreira promissora e foi escolhida para estrelar ‘Whip It!’, estréia da atriz Drew Barrymore como diretora.

Na história do longa, a primeira reação da menina ao descobrir a gravidez é procurar uma clínica de aborto. Mas, ao saber que os bebês têm unhas já dentro da barriga, Juno muda de idéia e resolve dar o filho para adoção. Pavor de toda adolescente, a gravidez precoce e tudo o que isso traz como conseqüência é a linha condutora do filme, que mistura o drama ao humor sarcástico da personagem.

De forma sutil e divertida, ‘Juno’ mostra as mudanças físicas e psicológicas que acontecem com a irreverente Juno MacGuff enquanto grávida. Com humor rasgado, a jovem conta com a ajuda da melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), para contar a verdade ao pai, Mac (J.K. Simmons), depois que resolve procurar um casal de pais adotivos. “Juno é uma adolescente extremamente bem escrita. Ela é honesta, mas original, totalmente fora do estereótipo”, disse Ellen Page, na divulgação do filme.

Apesar da lição de moral, Mac dá total apoio à filha — mas não perde a oportunidade de fazer piada sobre o jeitão discreto de Bleeker (Michael Cera), o tal amigo que engravidou Page e sua grande paixão."

4 comentários:

Leandro Bacellar disse...

Ei Grazy... td bem? Pois é agora sou também um blogado.. rs.

ó vou colocar teu link lá no meu, acabei de colocar no ar... então tenho que divulgar ainda .. rsrsrs

Bjão

Léo

Fabio Flowers disse...

Realmente a gravidez na adolescência é um tema desafiante, ele é tratado de forma MUITO especial no documentário “Meninas” de Sandra Werneck, se puder assista. Tenho certeza absoluta que irá se encantar com este vídeo.

Anônimo disse...

Oiee
estou fazendo um trabalho sobre esse tema tbm...
preciso de um teatro;;
será que vc não pode me ajudar??
meu email é teca_vasconcellos@hotmail.com

Joyce Emilianna disse...

A gravidez na adolecencia e um assunto muito polemico.Muitas vezes acontece, sem pensar no futuro e acaba sendo um transtorno para todos envolvidos, a familia principalmente que muitas vezes nao aceita...Estou fasendo um trabalho sobre o assunto e depois devo realizar uma peça teatral...Mas nao consigo fazer-lo.   Se por acaso alguem tiver um roteiro POR FAVOR me envie.O meu e-mail e, peresdasilvarosamaria@yahoo.com.br. Desde ja agradeçoRosamaria