Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

“Sala, quarto, cozinha, banheiro e outros lugares menos cômodos” na Zona Sul


Obs: Escrevi este texto depois de assistir a peça, mas ela já saiu de cartaz.


Por Grazielly Favero


A Companhia Teatro Porão passou oito anos se dedicando a montagens ligadas diretamente a um repertório popular e inspirado nos grandes nomes da literatura nacional. Agora ela apresenta um projeto com caráter diferenciado. Mantendo sua característica autoral, surge o monólogo-documentário Sala, Quarto, Cozinha, Banheiro e Outros Lugares Menos Cômodos, gênero experimentado há pouco no teatro brasileiro, porém, um grande desafio para o grupo.
Após uma pesquisa de seis meses feita pela atriz e jornalista Andréa Cevidanes, baseada em entrevistas com mulheres tão diferentes e tão próximas entre si, o monólogo estimulou a Companhia a superar a função de bons contadores de histórias, tornando-os bons em transpor histórias. De trinta, foi preciso escolher apenas seis mulheres para serem representadas. Trechos de suas vidas, acontecimentos importantes, ou uma tomada geral em suas rotinas bastam para as cenas. De dentro de suas casas, as seis mulheres apresentadas contaram suas vidas para a atriz que as interpreta, e esta transformou as suas histórias em cenas que retratam um pouco da dor, da alegria, da esperança e da surpresa que existe dentro de cada um de nós.
No início da peça, a atriz faz uma breve apresentação e com uma pequena filmadora registra quem vai chegando ao teatro, e vai projetando no telão atrás dela. Depois troca de roupa em cena, a cada mudança de personagem. Encanta, faz rir e até chorar, de acordo com a identificação da platéia com alguma mulher representada. Dona de casa, adolescente, trabalhadeira, evangélica, funkeira, tem de tudo. Enquanto no meio tem drama e silêncio da platéia, no final ela interage com eles e arranca gargalhada.

O espetáculo estreou no Teatro Miguel Falabella, na Sala Atores de Laura, em maio de 2009 e ficou em cartaz até dezembro do mesmo ano. Este ano, o espetáculo foi para a Zona Sul, realizando uma temporada nos meses de Março e Abril, às terças e quartas, no espaço Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim .

Ficha Técnica:
Concepção, Direção, Texto e Atuação - Andréa Cevidanes
Equipe de Criação - Gregório Tavares, Marcelle Bessa e Rubia Vieira
Supervisão de Direção - Gilvan Balbino
Elenco de Apoio (Criação) - Leonardo Heringer e Marcelle Bessa
Pesquisa - Andréa Cevidanes e Rubia Vieira
Cenário e Figurino - Criação Coletiva
Preparador físico - Lindolfo Melo
Trilha Sonora - Andréa Cevidanes e Gregório Tavares
Iluminação - Rubia Vieira
Arte Gráfica e Assessoria de Imprensa - Gregório Tavares
Produçaõ Executiva - Gregório Tavares

Serviço
Contatos produção: Gregório Tavares: 21 9888 0174
Local: Casa de Cultura Laura Alvim / Espaço Rogério Cardoso (70 Lugares)
Endereço: Avenida Vieira Souto, 174, Ipanema - Informações: 2332 2015
Horário(s): terça e quarta às 20h30
Data(s): 9 de março a 28 de abril de 2010
Preço(s): R$ 25,00 (inteira) - R$ 12,50 (meia)
Bairro: Ipanema
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: