Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2007

O TRÂNSITO DE VITÓRIA É ESTRESSANTE!

Esse texto foi uma crônica que fiz pra facul a um tempinho atrás...
Quanto mais eu peço paciência, menos eu tenho. De manhã deveria ser o período menos estressante do dia para as pessoas, certo? Mas para mim é o pior momento. Hora de dirigir no trânsito louco de Vitória. Acordar cedo já não é meu ponto forte, principalmente quando o cachorro do vizinho late a noite inteira e não me deixa dormir. Quando estou no meu sono profundo, que geralmente é pela manhã, o despertador toca, meu pai entra no quarto e vai abrindo a cortina, enfim... começa o estresse. Tomo banho, coloco a primeira roupa que vejo na frente, engulo alguma coisa e saio correndo para a faculdade.
De Campo Grande a Vitória a pior parte é atravessar a segunda ponte. Devido ao fluxo intenso no horário de pico, comecei a passar por São Torquato, pela Ponte Florentino Avidos, que está em construção. O trajeto era mais rápido. Mas parece que não só eu tive essa idéia, porque atualmente está impossível!
Eu aprendi na Auto-Escola que os carros rápidos andam pela esquerda e os lentos pela direita. Hoje eu faço o contrário, porque a regra parece ter mudado. A pista da direita é muito mais rápida, e às vezes, a do ônibus se torna a melhor opção. Vou cortando aqui e ali, passando os “lerdos” a fim de chegar mais rápido. Sinceramente, não tenho paciência com certos tipos de motoristas. Sou mulher, mas modéstia parte, dirijo melhor que muitas por aí, e que os homens também. Por que será que o seguro da mulher é mais barato? Porque elas batem menos. Eu, por exemplo, nunca bati. Meu irmão e meu pai batem direto! Incrível!
O que mais me irrita são os ciclistas e motociclistas. Porque eles sempre estão onde você menos espera, passam na sua frente, no meio dos carros, quase rancam o retrovisor e ainda acham que estão certos. Os inúmeros acidentes diários estão aí para comprovar a imprudência deles. Só de raiva eu dou uma fechada e não deixo eles passarem. Eles devem respeitar o trânsito! Como podem querer respeito se eles mesmos não seguem as regras?
Os ônibus e caminhões são outros que me irritam. Só porque são grandes, adoram entrar na nossa frente sem se importarem com quem está atrás. Outro dia um amigo me falou: “prefiro andar de ônibus, estresso bem menos”. E pior que é verdade. Quando vou trabalhar, geralmente vou de ônibus, porque além do local (Centro de Vitória) ser impossível de estacionar, sai mais barato pegar o coletivo. Apesar de demorar mais para chegar e você encontrar todo o tipo de gente, ficar fedorento, ir em pé quase caindo, você pode ir pensando na vida sem se preocupar com o trânsito.
Amo dirigir! Amo ter a liberdade de pegar o carro e ir aonde eu quiser, levar quem eu quiser e voltar a hora que eu bem entender. Mas, durante a semana este “hobby” está sendo estressante. Melhor dirigir só nos fins de semana. Ir à praia sem pressa para voltar, passear no shopping, viajar... Isso sim que é bom! Espero que com o novo sistema de cartão a violência nos coletivos diminua e com o aumento de veículos circulando, as pessoas fiquem mais acomodadas. Porque ninguém merece pegar aquele ônibus lotado no fim da tarde. Por esses e outros fatores que muita gente prefere a moto. É mais barato e ocupa pouco espaço, podendo passar aonde quiser e estacionar em qualquer lugar. Mas de que adianta se ela não traz segurança? Prefiro não arriscar.

3 comentários:

Gui Sillva disse...

hahahahahhahaa. FALA SÉRIO?!

Claro que sou eu na foto do perfil. Só não está aparecendo o meu rosto. mas sou eu sim !
Pensei que vc soubesse que era eu.
hahahahaahhaa
Pois é...tou aqui no Rio e adorando.Não tenho (e não posso) do que reclamar.

Ahhhhhhhhh...e trânsito mesmo só em metrópoles...que é um verdadeiro caos. Mas tb temos outras opções, como o metrô.
Quem sabe o metrô de superfície não saia, como prometido pelo prefeito? ha ha ha
beijos
gui

JOANNES LEMOS disse...

O trânsito da Grande Vitória está cada vez pior mesmo. E olha que nem somos uma metrópole de verdade. Que venham as ampliações das avenidas.
Respondi sua dúvida sobre a Record e Manchete no meu blog.
Abraços!

Josi disse...

O Rio está lindo e tranquilo...
Vitória mais violenta e tumultuada.
2011 está na segunda metada e ainda em obras. Cada dia um novo lugar interditado. Difícil encontrar há lugar em Vitória onde não fizeram algum buraco. Mais difícil ainda, é encontrar um lugar onde o buraco foi tampado adequadamente. Os impostos crescem a cada ano, arrecada-se mais com multas, e, ainda assim, não há avanços!