Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2007

ABORTO: A FAVOR OU CONTRA?


Quero falar sobre este assunto tão pertinente. O aborto sempre foi um tema polêmico e causador de discussões, pelo fato de a Igreja ser contra, da Lei ser a favor em certos casos. No Brasil, o aborto voluntário é permitido quando necessário, para salvar a vida da gestante ou quando a gravidez for resultante de estupro. Fora esses casos, está sujeito a pena de detenção ou reclusão. Um feto com 3 meses já tem mãos e pés formados. Para a Igreja Católica, a vida humana começa no momento exato da concepção. Eu concordo. É um absurdo querer tirar a vida de uma criança inocente só porque a mãe não quer criar. Sim, porque se fez e não se cuidou, sabia que poderia engravidar, desde que não fosse estéril.


O aborto pode ser considerado um assassinato, um crime, pois quem o comete está matando um ser humano inocente. Segundo um artigo que li na internet de um blogueiro, num pensamento individualista, um aborto poderia ser útil e necessário. A mulher teria benefícios emocionais, financeiros e sociais. Um filho inesperado acarreta a uma mudança de vida também inesperada, e ninguém pensa nisso na hora do ato sexual. Por isso concordo com o pensamento da Igreja por ser contra. Só não concordo com o fato deles serem contra o uso de contraceptivos. Não tirar uma criança que já foi gerada, tudo bem, mas ninguém pode ter um filho a cada vez que transar! Principalmente se a pessoa não tiver um parceiro fixo; além da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. No mundo de hoje não há como abrir mão da camisinha e da pílula, até porque a maioria das pessoas faz sexo antes do casamento.

O fato aconteceu com uma colega minha. Estudante de apenas 21 anos, veio para Vitória para estudar, mora sozinha, a família é do interior do Estado. Não se preveniu, acabou engravidando de um garoto sem ter compromisso sério com ele. Estava na dúvida entre ter ou não ter o filho. Os colegas a apoiariam em qualquer decisão. Eu, mesmo não concordando com o aborto, não poderia decidir por ela, mas mesmo assim, tentei aconselhar a pensar melhor. Claro que ela não queria isso agora. É nova, tem uma vida pela frente, os pais nem sonham com a hipótese, pior, pensam que ela ainda é virgem! Nem tem trabalho... e tampouco muitas preocupações. Mas o que a criança que ela espera tem a ver com tudo isso? Ela não tem culpa. Acredito que Deus faz as coisas acontecerem em nossas vidas pra nos mostrar algo, nos ensinar, nos dar uma lição. Graças a Deus, hoje recebi a boa notícia que ela vai ter o bebê! Já estava até escolhendo o nome. Mas o que me preocupou foi o tratamento que ela dava como se fosse uma boneca. Mal sabe ela o que vem por aí... mas é bom que amadurece. É certo que a menina tinha todo um plano traçado pra sua vida. Mas como nem sempre os planos dão certo, ela terá que mudar esse.

Claro que é muito melhor engravidar com um planejamento, com os estudos terminados, com uma estabilidade financeira, com o parceiro que ama... mas se acontecer, o jeito é assumir! Não é tão simples assim... mas quem disse que a vida é fácil?

Essa é minha opinião, se você é contra ou a favor deixe seu comentário.

10 comentários:

Marcos Luppi disse...

legalll seu Blog...

Bom... eu sou contra o aBorto após uma semana de gestação.
simplismente pq se for mais que isso
vai virar Bagunça... e
a criança não poderá se defender...
menos de uma semana é aceito pq acredito que num deve ser nada ainda rsrsrs... tipo... só concordo com aquela pilula do dia seguinte... mais q isso é falta de responsaBilidade dos pais.. e o BeBe não pode ser morto por eles por causa disso... eles q sofram as consequencias e que cuidem da criança q fizeram
mesmo em caso de estupro... aí q a pessoa deve tomar a pilula poxa...
agora.. passou disso...
é assassinato e a mãe assassina q fizer isso
merece ser presa junto com o pai estuprador

Gui Sillva disse...

Oi menina.
Que bacana poder te encontar no mundo dos blogs.
Pois é...pode parecer surreal, mas a violência no Rio não é tudo isso que a mídia,especialmente popularesca, divulga todos os dias.
Pelo menos, quem mora lá, como eu, não vejo assim. Acredito qui a situação de Vitória é muito pior, até mesmo por ser uma capital em desenvolvimento ainda.

Ahhh..este assunto (aborto) é muito complicado. Há algumas semanas, saiu um reportagem especial no O Globo que trazia número estarrecedores. mais de um milhão de mulheres já fizeram aborto somente neste ano. Pq tudo isso?
A solução para o nosso país está na educação. nem com esta nova política da pílula do dia seguinte a R$0,40 vai resultar em muita coisa. Enquanto os nossos governantes não investirem definitivamente em educação, as coisas continuarão como estão.
de pernas para o ar!!

beijão
Gui

JOANNES LEMOS disse...

Esse é um tema delicado, e que ainda gera muitas controvérsias. Eu acho que querer regularizar isso aqui no Brasil ia causar uma grande confusão, já que as pessoas iam fazer filho, e por não poderem criar, iam querer tirar com mais facilidade. Acho deveria ficar como já está, de só poder tirar por decisão judicial em caso de estupro ou risco de vida para a gestante.
Parabéns pelo blog.
Abraços!

Pryka disse...

Oi Grazy, tudo bem? Muito bom saber que tem pessoas preocupadas com temas tão difíceis como esses.
Bem, falar sobre ainda é muito complexo. Eu sei o quanto é difícil, pois eu já passei por isso. Já abortei uma vez, mas me arrependo muito. Fiz isso pois não queria ter um filho naquele momento. Seria muito difícil pra mim. Espero que vcs não me recriminem, pois tive motivos...Mas me arrependo, me sinto uma assassina.
Beijos e mais uma vez, Parabéns pelo blog,
Pryka

dg disse...

eu sou totalmente contra aborto, e até msm da pilula do dia seguinte pois ela acaba com a saude da mulher e outra é uma vida q está sendo gerada dentro de vc, msm q em poucas horas pra mim quem faz isso naum tem coração
eu já passei por essa situação de poder estar gravida do meu namorado e em momento algum eu pensei nisso.
Só tenho 17 anos porém uma vida não poderia deixar de existir por isso eu fui iresponsavel e tava disposta a assumir o meu filho porém depois de 1 mês de gravides eu perdi ele hj era pra ele estar com um aninho e meio mas DEUS sabe o q faz
por isso vc q um dia pensar em fazer isso pense mto bem pois deve ser uma culpa pro resto da vida q vc vai levar
OBS:so sou a favor da pilula se for estupro caso contrario NÂo....

Anônimo disse...

Aprendi muito

Anônimo disse...

EU SOU AFAVOR! é claro que existem metodods para a prevençao e uma gravidez mas e se a camisinha estouro nao foi por fauta de cuidados que a mulher engravidou. ou simplesmente um deslexo . a mulher tem o direito de escolher se quer ou nao ter um filho.e é melhor um aborto hoje do que ele ater a criança doar pra adoaçao caso a familia nao posa criar ou ficar com a criança sem querer. nesses dois casos a mae sofreria e a criança tb.

Anônimo disse...

sou afavor .sei que existem metodods para a preservaçao de uma gravidez mas e se a mulher usou camisisnha e estoro? e ai nao foi por descuido que ela engravido. e mesmo no caso de um descuido a mulher tem direito de escolher se quer ou nao ter um filho. entao é melhor um aborto hoje do que ter uma criança e mandar pra adoçao por ex a mae vai sofrer e acriança concerteza ira sofrer futuramente. ou ficar com a criança sem querer. enatao sou afavor."detalhe tenho 14 anos"

Grazielly disse...

Cada um tem sua opinião e respeito. Mas acredito que vc, de 14 anos, ainda tem muito o que aprender na vida. Uma camisinha, se bem colocada, não estoura assim. E se a mãe não tiver condições de criar, ela pode deixar num abrigo, pois várias mulheres estão dispostas a adotar. O que ela não pode é impedir que a criança nasça, ou que abandone, jogue no lixo, no rio, como estão fazendo por aí.

Anônimo disse...

bom grazielly é mesmo cada um tem sua opniao. mas como vc falou o fato de doar a criaça a um orfanato bom a criança ira ficar nesse ofanato nesse abrigo ate uma certa idade e nao é toda criança que tem a sorte de ser adotada e principalmente por uma familia boa que lhe de oque precisa tanto parte material como amorosa.ou pode se envolver com drogas enfim com o mundo de hoje familia é tudo né? mas como vc mesma falou isso é um assunto que cada um tem sua opniao.e se o aborto fosse legalizadoas muleres nao fariam abortos clandestinos. e idade nao tem nada ve com sabedoria.