
Quero falar sobre este assunto tão pertinente. O aborto sempre foi um tema polêmico e causador de discussões, pelo fato de a Igreja ser contra, da Lei ser a favor em certos casos. No Brasil, o aborto voluntário é permitido quando necessário, para salvar a vida da gestante ou quando a gravidez for resultante de estupro. Fora esses casos, está sujeito a pena de detenção ou reclusão. Um feto com 3 meses já tem mãos e pés formados. Para a Igreja Católica, a vida humana começa no momento exato da concepção. Eu concordo. É um absurdo querer tirar a vida de uma criança inocente só porque a mãe não quer criar. Sim, porque se fez e não se cuidou, sabia que poderia engravidar, desde que não fosse estéril.
O aborto pode ser considerado um assassinato, um crime, pois quem o comete está matando um ser humano inocente. Segundo um artigo que li na internet de um blogueiro, num pensamento individualista, um aborto poderia ser útil e necessário. A mulher teria benefícios emocionais, financeiros e sociais. Um filho inesperado acarreta a uma mudança de vida também inesperada, e ninguém pensa nisso na hora do ato sexual. Por isso concordo com o pensamento da Igreja por ser contra. Só não concordo com o fato deles serem contra o uso de contraceptivos. Não tirar uma criança que já foi gerada, tudo bem, mas ninguém pode ter um filho a cada vez que transar! Principalmente se a pessoa não tiver um parceiro fixo; além da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. No mundo de hoje não há como abrir mão da camisinha e da pílula, até porque a maioria das pessoas faz sexo antes do casamento.
O fato aconteceu com uma colega minha. Estudante de apenas 21 anos, veio para Vitória para estudar, mora sozinha, a família é do interior do Estado. Não se preveniu, acabou engravidando de um garoto sem ter compromisso sério com ele. Estava na dúvida entre ter ou não ter o filho. Os colegas a apoiariam em qualquer decisão. Eu, mesmo não concordando com o aborto, não poderia decidir por ela, mas mesmo assim, tentei aconselhar a pensar melhor. Claro que ela não queria isso agora. É nova, tem uma vida pela frente, os pais nem sonham com a hipótese, pior, pensam que ela ainda é virgem! Nem tem trabalho... e tampouco muitas preocupações. Mas o que a criança que ela espera tem a ver com tudo isso? Ela não tem culpa. Acredito que Deus faz as coisas acontecerem em nossas vidas pra nos mostrar algo, nos ensinar, nos dar uma lição. Graças a Deus, hoje recebi a boa notícia que ela vai ter o bebê! Já estava até escolhendo o nome. Mas o que me preocupou foi o tratamento que ela dava como se fosse uma boneca. Mal sabe ela o que vem por aí... mas é bom que amadurece. É certo que a menina tinha todo um plano traçado pra sua vida. Mas como nem sempre os planos dão certo, ela terá que mudar esse.
Claro que é muito melhor engravidar com um planejamento, com os estudos terminados, com uma estabilidade financeira, com o parceiro que ama... mas se acontecer, o jeito é assumir! Não é tão simples assim... mas quem disse que a vida é fácil?
Essa é minha opinião, se você é contra ou a favor deixe seu comentário.